O Gergelim é uma semente tão pequena mas com grandes vitaminas que podem prevenir e combater muitas doenças.
Com uma gama de nutrientes, como Ferro, Cálcio, Tripfotano, muitas fibras, Cobre, Magnésio, Vitaminas do complexo B, Fósforo e Proteínas, o gergelim traz muitos benefícios para a saúde.
A semente possui óleo de origem vegetal chamado de fitoesterois. Essa “gordura boa” que impede a passagem do colesterol para o sangue, prevenindo uma série de doenças cardiovasculares. A presença de gordura boa, torna o gergelim um excelente alimento que reduz o colesterol ruim.
Por conter alto teor de fibras, auxilia no bom funcionamento do intestino. Além disso, sua casca demora a ser digerida e absorvida pelo organismo, promovendo sensação de saciedade por mais tempo. Suas propriedades ajudam também na circulação sanguínea das paredes intestinais. Já o cálcio que é super presente nessas sementinhas poderosas, auxiliam na quebra de gorduras e os ácidos graxos presentes nele podem reduzir a inflamação, prevenindo a famosa “barriguinha saliente”.
Como todo bom alimento antioxidante, previne o envelhecimento precoce e protege dos efeitos nocivos dos raios solares. Contém Zinco, que atua na produção de colágeno, responsável por dar elasticidade a pele. Rico em ferro, as sementes de gergelim também ajudam na prevenção da anemia. Já o fósforo presente nos grãos ajuda a manter os ossos e dentes mais fortes.
Entre os muitos nutrientes presentes no gergelim, estão o triptofano e a tiamina, dois importantes estimulantes da produção de serotonina. Hormônio responsável pelas sensações de bem estar. Já o cálcio e magnésio atuam reduzindo os sintomas da ansiedade.
Com tatos benefícios, vamos incluir essa sementinha na nossa refeição com mais frequência?
Deseja receber mais informações como essa?
Insira seu email aqui.