Se até então não era claro as vantagens em consumir alimentos no granel, com esses 10 ótimos motivos que listamos te conscientizará que alimento no granel é uma ótima escolha para a saúde, consumo consciente e sustentável.
Comer bem passou a ser regra para o bem estar e qualidade de vida. O ato de comer também pode ser considerado comportamento sustentável. Consumo sustentável envolve o conhecimento da origem do alimento, o manuseio correto, conservação e após seu consumo ter consciência sobre o meio ambiente.
Já pensou em poder comprar produtos que contribuem para uma cadeia sustentável, economizando e abrindo mão de embalagens?
Parece difícil, mas é super fácil e é a tendencia do consumo consciente! Estamos falando sobre o alimentos no granel, comprados por peso e sem embalagens! Então vamos listar 10 motivos justos para reforçar essa ideia.
1. Ajuda o meio ambiente.
Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente um terço do lixo doméstico é composto por embalagens e cerca de 80% delas são descartadas após ser usada apenas uma vez. Nesse modelo de consumo no granel, você pode levar diretamente a sua embalagem retornável.
2.Economia para o bolso.
Todos ganham no processo a granel. Produtores, consumidores e varejistas. É possível perceber uma economia 25% a 45% em média nas compras.
3. Evita o desperdício de alimentos.
Comprando exatamente a quantidade de produtos que deseja é possível evitar que a comida estrague.
4. Redução da poluição no ar.
No formato granel eliminamos as embalagens desnecessárias. Essa cadeia envolve todo o processo produtivo. Desde da compra da matéria prima até chegar ao consumidor final.
5. Economia aquecida.
A abertura de lojas, empórios e mercearias com alimentos naturais vendidos por peso registrou aumento de aproximadamente 30%, em 2016, em comparação com o ano anterior.
6. Impacto social.
Apoio ao pequeno produtor. Consumir do pequeno produtor local, contribuí socialmente para a economia fazendo parte dessa cadeia de transformação e empreendedorismo.
7. Produtos mais frescos.
Alimento menos processado é mais natural. O que é vendido no granel precisa estar sempre fresquinho e bonito, já que o consumidor olha diretamente o produto e muitas vezes até experimenta antes de comprar.
8. Variedade.
Encontre mais variedade de produto e sabores.
9. Tendência em países desenvolvidos.
Esse sistema já é comum nos supermercados de cidades como Paris e Berlim, que comercializam diversos itens nesse formato.
10. Alimento menos industrializado.
As grandes redes de supermercado e atacadistas não tem interesse nesse sistema, porque as grandes indústrias de alimentos visam volume de venda e margem de lucro. Alimentos vendidos no granel são menos processados e industrializados. Logo são mais naturais e saudáveis.
Entendemos que comer saudável vai além da composição do alimento. Está relacionado ao comportamento social e ambiental. Incentivamos e apoiamos o consumo consciente por meio de produtos no formato granel e nos preocupamos com a seleção de fornecedores conscientes e adotamos processo interno de redução de lixo.
Creditamos que consumo consciente é uma hábito saudável, social e ambiental.
Para receber mais conteúdo como este deixe seu email.
Comment(1)
pingback As novas regras da ANVISA para indústria de alimentos – Caseiro e Natural says
10 de fevereiro de 2020 at 17:57[…] falando sobre consumo consciente e sustentável listamos 10 ótimo motivos para consumo e comercialização de alimentos nesse […]