Alimento natural com esse ingrediente? – Caseiro e Natural

Alimento natural com esse ingrediente?


Se você tem o hábito de ler rótulo de alimentos já deve ter se deparado com ingredientes que aparecem ao final da lista como corantes e aromatizantes. Esses aditivo químicos usado pelas indústrias de alimentos convencionais tem como objetivo aumentar o prazo de validade, realçar o sabor e mudar a aparência do alimentos, como cor e aroma para torna-los mais atrativos.

Apesar de serem regulamentados os corantes podem fazer mal à saúde. Estudos indicam a correlação entre esses ingredientes e alergias diversas e têm levantado polêmicas por causa da correlação com hiperatividade entre as crianças, doenças cardiovasculares, irritações gástricas e até mesmo ao desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Infelizmente a regulamentação não indica que o produto faz bem ou mau para a saúde. A regulamentação adéqua para uso industrial sem classificação como saudável e por isso as indústrias de alimentos convencionais utilizam esses ingredientes em larga escala sem se preocuparem com seus malefícios. É difícil encontrar um alimento onde nos ingredientes não conste pelo menos 1 tipo de corante e aromatizante. Mesmo os alimentos intitulados naturais, são produzidos com esses ingredientes.

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o corante natural que gera a cor carmim e as tonalidades vermelhas. Certo? Ele é extraído de um inseto chamado cochonilha, que dá em uma espécie de cacto peruano. Os insetos são esmagados e o corante é extraído com amônia. É usado como um dos principais corantes alimentares pelas indústrias de alimentos convencionais em larga escala e pode ter os nomes:

  • corante natural carmim de cochonilha
  • corante natural
  • C.I. 75470
  • E 120
  • vermelho 3
  • carmim
  • cochineal
  • corante C.I
  • INS 120
  • corante natural ácido carmínico

E não é só em alimentos que este corante é utilizado, podemos encontrá-lo em outros produtos como xampus, maquiagens, sais de banho, tintas, corantes de roupas, detergentes, desinfetantes, medicamentos, verniz, cera, medicamento entre outros.

Agora você pode estar se perguntando, e o que eu tenho a ver com isso?
Bom se você comercializa e consome alimentos naturais, um de seus cuidados é selecionar produtos que sejam naturais em sua excelência.

A Caseiro e Natural é uma indústria que tem como princípios a produção de alimentos 100% naturais. Que preza pela saúde e por isso que todos os produtos são fabricados com base em 6 princípios e aqui aromatizante e corante artificial não fazem parte dos ingredientes de nem um produto. Sabemos que não fazem bem à saúde e nosso objetivo como indústria é promover a saúde por meio de alimentos saudáveis em sua cor e aroma natural.

O quinto princípio que rege os paramentos de nossa produção de alimentos naturais, também está associado a um tipo de ingrediente e que inclusive recentemente a Anvisa publicou nos meios de comunicação as novas regras estabelecida para o uso desse ingrediente. Após anos de uso indiscriminado pelas industrias de alimentos convencionais causando sérios problemas à saúde, terão que se adequar as novas regras.

Confere lá.

Assim como a Caseiro e Natural, tenho certeza que você também incentiva o consumo consciente de alimentos naturais! E se deseja saber mais sobre consumo consciente sustentável, listamos 10 ótimo motivos para a comercialização e consumo de alimentos nesse segmento.

Para receber mais conteúdo como este, cadastre seu e-mail aqui:

Post a comment